JOSUÉ H. S. GRANEIRO
"2qualidade de quem é incapaz de praticar o mau;... 3...;ignorância" inocência segundo dicionário HOUASIS
Ingenuidade seria um sinônimo para inocente que é sinônimo também de ignorante! Estranho não? Mas sabe o motivo? Se não, eu explico. :-)
Ignorante pelo fato de não conseguir identificar quando uma pessoa está usando de má fé do seu dom de ser benévolo, te iludindo com torpes palavras vãs e ações! E uma pessoa benevolente seria incapaz de fazer o mau, desconfiando de alguém, a julgando como injusta ou indigna de confiança. Pois tecnicamente quem dá a alguém características pejorativas não é uma pessoa boa aos olhos alheios, na maioria dos casos.
Mas uma pessoa inocente e ingênua NÃO PRECISA SER IGNORANTE! Pois você não é uma má pessoa de se defender, resguardar ou diminuir o percentual de se chatear. Não precisa desconfiar de todo mundo. Pois isso seria uma vida sómente de dúvidas, quando a maioria das verdades vêem com a decepção. Seja apenas menos ignorante. Pois muitas pessoas percebem que você é inocente, logo ignorante, e usam de má fé com você. Ao troco de fazer você acreditar que esta sendo uma pessoa benévola. QUANDO NA VERDADE VOCÊ ESTA SENDO UMA IGNORANTE DE NÃO VER A MÁ INTENÇÃO POR TRÁS DAQUELA CARA DE BONZINHO!
Posso representar isso com um famoso caso de “sentimentos repentinos”, que é quando o cara fala tudo que é necessário para iludir uma moça até ela afoga o ganso, molha o biscoito, troca o óleo, faze tóf-tóf, dentre outros substantivos para o ato de copular. :) Aí depois a garota fica sofrendo porque o cara não é mais o mesmo. Não consegue entender uma coisa que ta na cara dela! E se isso acontece entre pessoas meio amigas, é pior ainda. Pois a mulher se ilude e não percebe que o cara gosta dela como amiga e só quis da umas trocadinha de óleo. E para ajudar é que às vezes o cara fala que não presta ou que não queria nada sério – se é que precisava falar – tentando continuar uma amizade. Mas a garota insiste em se iludir, achando, por exemplo, que ele gosta dela, mas não quer assumir, pois está em uma faze de curtição.
Agora você meu caro “telespecleitor”, não concorda comigo que quem gosta mesmo não iria abrir mão dessa vida de curtição pra assumir que gosta da pessoa? Alias seria suicídio falar: “Eu te amo, mas prefiro ficar sofrendo sem você.” Mas muito conveniente falar ou demonstrar: “Eu te amo, mas prefiro ficar com você e com as outras e por isso não posso assumir esse sentimento. Estou novo ainda.”
Então seja inocente e ingênua, mas não ignorante. Pois pessoas inocentes e ingênuas são otimistas e sabem sonhar como ninguém.
Se depois que você caio de cargo no emprego, vendeu aquele carrão, fico sem money ou até gosta de um cara que depois de algumas vezes parou de te querer como mulher e só quer como amiga, se liga! Pois quem quer ser amigo de um gerente, não vai ficar muito tempo perto de um vendedor. Quem quer ter um amigo com carrão, não vai ser teu amigo por muito tempo se você não tiver o carrão. Assim como se um cara gosta de você não vai ficar muito tempo com as pessoas erradas. Eu não trocaria um New Civic por 4 Fuscas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário