quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Amor se demonstra de outras formas. Não através do ciúme.

JOSUÉ H. S. GRANEIRO

O ser humano segue certo padrão. Algumas pessoas não concordam comigo quando sito isso. Todos nós sentimos certas vontades e curiosidades por exemplo. Mas algumas pessoas não assumem, se reprimindo, tentando se encaixar num estereótipo imposto pela sociedade. E um desses sentimentos é o ciúme.

 “ciúmes: 1 estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo. 2 medo de perder alguma coisa.” Segundo o dicionário Houais

Segundo a minha opinião, ciúmes, aquele mais conhecido, relacionado a duas pessoas que se gostam, pode ser defino em três qualidades. Essas sendo egoísmo, insegurança e desconfiança.

“egoísmo: 1 amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos outrem.” Segundo o dicionário Houais

“insegurança: 3 falta de confiança em si mesmo, em suas próprias qualidades ou capacidades.” Segundo o dicionário Houais

“desconfiança: 1 disposição de espírito que leva as pessoas a não fiar nos outros, falta de confiança.” Segundo o dicionário Houais

Dado o sentido literal das qualidades, agora vou expor a minha justificativa para estas. Posso usar um exemplo clássico e fácil. Imagine a seguinte situação, onde um namorado briga com a namorada, que mora em outra cidade, por não querer deixá-la ir a uma festa. Independente da justificativa dele, o fato é que ele não confia na capacidade da namorada recusar uma cantada, se defender sozinha e saber dizer não. Não acredita na fidelidade e nem nas qualidades que a levam a escolher ele como namorado ao invés de outro.

Eu acredito que se uma pessoa namora comigo, é por gostar das qualidades que possuo e assim preferi-las. E se possuir um bom caráter, obviamente não ter a pretensão de me trair. Se namoro uma pessoa devo confiar nela. Devo acreditar no que ela dita ser. Caso contrário, por qual motivo estaria com ela? Se ela quer ir a uma balada, ou sair com as amigas, não tenho motivo para não deixar, somente motivos egoístas. É obvio que corro riscos. Um deles seria ela se sentir atraída por outro cara. Mas se sentir atraída até ficar com o rapaz, tem uma distância grande. É inevitável sentir insegurança e medo disso acontecer. Mas é inevitável também isso não acontecer. Afinal não somos os seres mais lindos do mundo. E qualquer pessoa sensata sabe que beleza não é o suficiente para uma relação. Então qualquer atração em uma balada é muito superficial. Seria idiotice uma pessoa trocar tudo o que ela tem com um namorado por um momento de luxúria e vaidade. Que geralmente acontece quando olhamos uma pessoa linda e ela nos da mole, sem saber se ela é legal, burra ou louca. Um ditado popular é muito correto a meu ver:

“Beleza atrai e o conteúdo convence.”

Eu costumo dizer que pra você saber a verdade é preciso dar liberdade a pessoa. E nada melhor do que a ocasião citada acima para saber se uma pessoa é capaz de trair. Eu não gostaria de namorar uma pessoa assim. Logo se namoro acredito que ela não seja. Então vamos tirar a prova dos nove a deixando viver a vida dela.

Sabe... Deixe a pessoa viver a vida dela normalmente poxa. Deixe-a fazer o que ela acha certo. Mostre para ela o que você não gostaria e a deixe decidir por si só.

Mas tome cuidado, pois às vezes damos motivos para a pessoa ser insegura com o que sentimos por ela. Às vezes achamos que a pessoa que esta conosco sabe o tanto que nós a amamos. Mas nem sempre ela sabe. Você pode fazer coisas tentando mostrar o que sente mas elas possuem significados diferentes para vocês. Então fique atento ao que o seu parceiro comenta com você. Pois às vezes ele não sente que você gosta dele como diz gostar. Procure saber como mostrar e mostrar tudo o que sente. Vocês são diferentes. O que para você significa uma coisa para ele significa outra. Dialogo é sempre importante.

Seja sempre amigo em primeiro lugar. Pois amigos são menos egoístas do que namorados. Eles pensam no nosso bem e não no bem deles quando nos dão um conselho.

Quando se toma uma atitude baseada no ciúme, não esta sendo amigo. Pois não esta pensando no que a pessoa quer. Você esta tentando colocar ela em uma situação onde VOCÊ não esta em perigo. Colocando geralmente a pessoa em um mundo onde só você exista. Poxa... Você prefere que a pessoa fique com você por preferência ou por não ter opção?

Quanto mais você mostrar que confia na pessoa ela vai confiar em você. E quanto mais você mostrar que é amigo antes de tudo, mais ela vai se sentir a vontade de conversar, desabafar e falar coisas que não teria coragem por medo de você não entender, ou não saber conversar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário