sexta-feira, 8 de julho de 2016

A decisão de confiar

Por Josué H. S. Graneiro





Costumo dizer que não há vantagem em desconfiar daquela pessoa que ocupa uma parte importante de sua vida.

Todos nós somos hipócritas em vários sentidos. Se você acha que não faz algo, mesmo consciente de que esta agindo contra o que acredita ser certo, esta se enganando! Parece óbvio, mas gostamos de nos enganar. Infelizmente isso é uma característica do ser humano! Temos vontades ilícitas! E as vezes essas vontades acabam se tornando necessidades inconsequentes e maiores do que nosso desejo de fazer o que acreditamos ser o certo.

Baseado nessa hipocrisia incutida em TODOS nós podemos perceber que não adianta você querer mostrar para uma pessoa que ela esta errada. Ela já sabe disso quando comete o erro. É só questão de tempo para ela pisar na bola e tudo vir a tona ou a consciência dela fazer o papel de juiz sentenciando que tome uma atitude para redimir o peso do erro consciente.

Então podemos perceber que todos nós não somos perfeitos e a confiança não passa de uma decisão arriscada, mas necessária. Nós precisamos confiar em quem amamos e em nós mesmos para vivermos em paz. Uma vida de desconfiança é uma vida muito insegura e solitária onde não poderia confiar nem mesmo em você.

Esse acontecimento com a Bianca Toledo¹ mostra que todos nós estamos aptos a nos surpreender com a confiança que depositamos, mas isso não deveria ser argumento para não confiar mais nas pessoas, pois o contrário do que dizem por ai, confiança não vem só do merecimento, pois se analisarmos com calma não mereceríamos a nossa própria! Por quantas vezes fazemos coisas que nos arrependemos não é mesmo? Confiança é uma escolha! Ou eu decido confiar - por ser necessário para um bom relacionamento - ou decido não confiar - para tornar desgastante e pesado.

Se você espera confiar apenas em pessoas que não vão te decepcionar, meu amigo, sinto em lhe dizer, você vai viver desconfiado até de você! O crime não compensa! Se esforce em não pisar fora dos limites impostos pela sua consciência, o que lhe já dará bastante trabalho e lhe ocupara bastante. Não perca tempo bancando o investigador e juiz das pessoas que você escolheu se relacionar por afeto. Elas não merecem isso! Não antecipe o pior você pode perder muita coisa boa até lá. =)

Assim como é certo que a vida acaba, isso faz você não querer viver mais por isso? Claro que vai! Vai querer aproveitar até o ultimo momento! Então pq agir diferente com quem se relaciona? É bem provável que um dia ela te decepcione, mas até lá tire o melhor da situação.Não seja ansiosa antecipando uma hipótese e insegura achando que tudo vai dar errado justo com você. Não tem motivo para isso pois uma das certezas da vida é q todos vão te decepcionar em algum momento. E como meu pai me dizia "o que não tem remédio remediado está"!

Base bíblica:


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

(1 Coríntios 13:4-7)



Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.

(Romanos 7:15)

Se afirmarmos que estamos sem pecado,

enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

(1 João 1:8)


Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

(Mateus 18:21,22)


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; 

quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9)



¹ Bianca Toledo é uma figura cristã evangélica muito conhecida por seu testemunho de quase morte. Ela se casou com um pastor também conhecido chamado Felipe. Algum tempo depois, algo inacreditável aconteceu. O pastor Felipe tenteou suicídio, foi detido por acusações de pedofilia e diagnosticado com alguns transtornos psiquiátricos, algo que ninguém imaginaria ser possível. E por isso seu casamento com Bianca foi anulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário