quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mais Deus e menos religiões.

JOSUÉ H. S. GRANEIRO

Quando alguém me pergunta qual é minha religião respondo que não possuo. Logo a pessoa pensa que sou ou um cético ou um filho de Deus que não freqüenta igreja. 

Digo que não tenho uma, pois até onde sei religião é criação humana, logo falha e limitada ao tentar explicar Deus. Acredito que não exista nenhuma isenta de falhas, assim como os criadores delas. Pelos meus conhecimentos bíblicos e teológicos, o manual de fé e prática de um bom cristão não se trata de nenhuma religião e sim de vários conceitos cuja qual, se deveria seguir para ter uma boa vida e uma boa pós vida, encontrados na bíblia. 

O que uma religião (salvo exceções se existir) faz além de tentar mostrar o que é certo e errado é ensinar as pessoas uma cultura e histórias ditadas por escolas e faculdades de teologia, já que para ser uma autoridade espiritual precisa-se de uma religião. 

Existem muitas citações bíblicas que explicitam sobre o que é certo ou o que agrada a Deus assim como existem muitas outras que são implícitas. E muitos tentam deixar explícitas essas citações. Mas o que acontece são pessoas, com ótimos argumentos, acharem que realmente estão certas sobre uma hipótese. Se é uma hipótese, uma tese, como pode ter tanta certeza ao ponto de apontar o dedo para outros fundamentos e falar que estão errados? Quantas vezes não se escuta alguém falando “é assim” ou “você esta agindo errado”? Me pergunto como elas podem ter tanta certeza de algo que a bíblia não deixa claro? Acho que elas devem ter “batido um cel” com Deus! Pois eu acho que só assim pra ter tamanha certeza. 

Acho muito saudável questionar essa parte implícita da bíblia. Na verdade a própria bíblia aconselha isso, de ser curioso com relação a Deus e sua palavra. Ser curioso, buscar algo e achar. Porém ter uma boa argumentação a apresentar não significa que esteja certo. Isso não passa de palavras bonitas na hora certa. 

Sou totalmente contra religião, pois não acredito que seja ela que nos leve aos céus e sim a igreja e a graça de Deus. Pode soar estranho isso de ser contra religião e a favor da igreja, mas na verdade não. Se você acha estranho é pelo motivo de estar limitando a igreja a uma construção ou edificação onde várias pessoas se reúnem aos domingos, quando na verdade o verdadeiro significado de igreja para Deus, segundo a bíblia, é corpo de cristo formado pelos seus filhos e só! Uma igreja a meu ver é uma reunião de pessoas falando sobre Deus, buscando trocar experiências vividas, assim melhorando seus respectivos fundamentos ou mudando eles para uma idéia melhor. 

Líderes espirituais são diferentes de Deus. Eles podem errar assim como nós. Pode ser menos por terem mais sabedoria, mas mesmo assim erram. Muitas pessoas ouvem o que os líderes espirituais falam como se fossem Deus falando, quando na verdade deveriam buscar seus próprios fundamentos e comparar com os dos líderrs, pois ele buscou saber sobre, e você só esta escutando. Você tem uma visão diferente da dele ou não. A função de um líder espiritual a meu ver é aconselhar, ensinar o que sua vida de dedicação a Deus o mostrou e inspirar curiosidade sobre Deus às pessoas que o ouvem. Quantas vezes não ouvimos que certa ação é certa ou errada pelo fato de o líder espiritual ter falado? “Olha o pastor disse que isso é pecado.” Isso não é a vontade de Deus. Deus quer que você diga o que acha errado se baseando em um fundamento buscado por você, lendo a palavra dele e discutindo suas idéias. Deus quer que você saiba o que a bíblia diz sobre tal assunto e não o que o líder espiritual acha dele. Mas na maioria das vezes quando você buscar na bíblia verá que tal ação correspondia com as palavras do líder. Mas lembra que ele pode errar também? Então se garanta, sempre sendo curioso com relação à palavra. Com certeza devemos dar muito valor ao que o líder diz, pois ele provavelmente tem muito mais fundamentos sobre aquilo do que demonstra ou fala, pois estudou, se dedicou exclusivamente a aquilo. Mas não pense que os líderes não podem aprender com seus discípulos assim como os pais não podem aprender com os filhos. Isso é um erro. Devemos ser humildes para escutar o que se é dito independente de quem diz. Obvio que quando esse alguém é uma pessoa de algum status ou consegue agir de acordo com o que se fala, o valor da palavra é maior. Mas isso não é nada quando se é curioso para aquilo que escuta e humilde para estar aberto a hipótese de estar errado. 

E que fique salvo que o Deus que a bíblia sita não é o que Deus realmente é. Ele é muito mais do que a bíblia diz. Ela só esta trazendo tamanha grandeza para nosso mundo. Pois não temos capacidade de entender tamanha grandeza. Ele é Deus do passado, presente e futuro. Isso quer dizer que Ele viveu e viverá muito mais do que todos e tudo isso agora. Ele possui uma vida infinita sem precisar ter vivido ela. É estranho ao dizer. Mas é isso que a bíblia tenta fazer. Trazer o não tangível a nossas mentes para nosso mundo limitado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário