quinta-feira, 28 de abril de 2011

Veja como não enxergamos coisas que estão debeixo do nosso nariz.

REDAÇÃO GALILEU


A matéria de capa da revista Galileu de abril cita o fenômeno chamado "cegueira de mudança", quando a pessoa não nota alterações muito óbvias em sua frente porque o cérebro tende a ignorar informações não importantes àquele contexto. Veja abaixo alguns exemplos claros desse fenômeno:Entenda cegueira de mudanças, fenômeno responsável por não enxergarmos coisas que estão debaixo de nosso nariz


A matéria de capa da revista Galileu de abril cita o fenômeno chamado "cegueira de mudança", quando a pessoa não nota alterações muito óbvias em sua frente porque o cérebro tende a ignorar informações não importantes àquele contexto.


Veja abaixo alguns exemplos claros desse fenômeno:


1 – O experimento mais famoso


Assista ao vídeo e conte os passes no jogo de basquete do time de camisa branca.




Veja novamente e verifique se você notou o urso que dança moonwalking no meio da partida. Esse teste foi desenvolvido por Daniel Simons em 1975 e mostrou que a maior parte das pessoas tendem a perder informações que não são buscadas pela visão ou que não parecem importar naquele contexto.


2 – Troca de recepcionista


Um recepcionista inteiramente diferente, com roupas distintas e com outra cor de cabelo e outra roupa não iria nos passar despercebido se mudasse de uma hora para outra, certo? Veja abaixo como você está errado.




3 – Pedindo informações


No vídeo abaixo, o ilusionista Derren Brown mostra como uma pessoa que pede informações, apesar de não percebemos não ser processada por nós em detalhes. Se há uma troca rápida, você nem percebe.




4 – Mudança de atendente


Comente e nos diga se você conseguiu perceber o urso que dança. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário